sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aprendendo um pouco mais sobre essas doenças !


 A cólera reapareceu em países onde ela já havia temporariamente desaparecido quando as condições de saneamento básido e a alimentação passaram a ser controlados. Na América do Sul em 1991, mais de 390 mil casos foram notificados, sendo que durante um século essa doença não foi citada. 

A dengue se espalhou por vários países do sudeste asiático desde a década de 50 e reemergiu
na América na década de 90, como consequência da deterioração do controle ao mosquito e a disseminação do vetor em áreas urbanas.

 A difteria reemergiu na Federação Russa e algumas outras repúblicas da antiga União Soviética em 1994 e culminou em 1995 com  mais de 50.000 casos relatados. A reemergência  está associada a um declínio dramático nos programas de imunização seguidos de uma “falência” nos serviços de saúde que se iniciou com o fim da URSS.
A RVF é uma doença caracterizada por febre e mialgia, mas em alguns casos progride para retinite, encefalite ou hemorragia. Seguindo uma anormal temporada chuvosa no Kenya e na Somália no fim e 1997 e início de 1998, RVF ocorreu em vastas áreas, causando febre
hemorrágica e morte pela população humana. O severo grau desta doença se deve a muitos fatores, incluindo condições climáticas, má nutrição e possivelmente, outras infecções.
 Exemplo de doença para a qual há várias vacinas mas, devido ao uso não generalizado para
todas as áreas de risco, epidemias continuam a ocorrer. A ameaça da febre amarela está presente em 33 países africanos e 8 sul americanos. É comum em florestas tropicais onde o vírus sobrevive em macacos. As pessoas levam vírus para os vilarejos e a simples presença de um vetor espalha rapidamente a doença, que mata facilmente pessoas imuno-suprimidas.
A tuberculose se comporta como uma doença reemergente devido ao aumento gradativo de casos no passar dos últimos anos. Isto se dá devido ao processo de seleção responsável pela
existência de cepas altamente resistentes a antibióticos. Além disso, o HIV contribui largamente
para a manifestação da doença.
No Réveillon de 1999, uma epidemia de gripe passou pela Europa e E.U.A., provocando a morte de muitas pessoas. O vilão dessa vez é o vírus da "gripe australiana", visto que foi identificado em Sidney-Austrália em 1997, conhecida também como a 'supergripe'.
A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um protozoário flagelado, a leishmania, e transmitida por mosquitos flebotomídeos (mosquito - palha ou birigui). O inseto se contamina ao sugar o sangue de pessoas doentes. Ao picar uma pessoa sadia, o mosquito injeta sua secreção salivar anticoagulante e, com ela, as leishmanias. Pelo sangue, os protozoários atingem
a pele e as mucosas, causando feridas e lesões graves.
Aguarde o próximo poste e aprenda modos de se prevenir,
algumas causas da ressurgência dessas doenças e outras coisas.



Um comentário: